O Projeto Inpactus – Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto, com o objetivo de fortalecer a Bioeconomia de base florestal centrada na floresta de eucalipto e na indústria papeleira, conhece o seu termo em outubro de 2022.
A promoção de uma nova geração de bioprodutos, a criação de produtos inovadores e diferenciadores, assim como o desenvolvimento de potenciais novos negócios são alguns dos principais contributos do Projeto Inpactus no seu percurso de 4 anos e 9 meses, em que se estabeleceu uma plataforma universidade-indústria de excelência na área da Bioeconomia florestal.
No seu percurso de quatro anos e nove meses, a qualidade da investigação e desenvolvimento tecnológico do Inpactus materializou-se em mais de 30 novas patentes, consolidando a liderança do Instituto RAIZ no registo nacional da propriedade industrial. Entre os múltiplos resultados deste projeto é de destacar o desenvolvimento do processo de produção de pastas de alto rendimento, ponto de partida para a nova gama de papéis para embalagem, a gKraf. Além disso, deu origem a novos produtos Tissue, já em fase de comercialização ou pré-comercialização. Num contexto da biorrefinaria, os resultados evidenciaram o grande potencial de produtos inovadores a partir da floresta de eucalipto, desde produtos bioativos, até novos produtos de lenhina e de celulose.
O evento de encerramento do projeto realizou-se no dia 19 de outubro de 2022 no Biocant Park, em Cantanhede.
Veja o filme final do Projeto, assim como as fotos do evento final.
Filme inpactus: https://www.youtube.com/watch?v=Ph6NPRtlEOg&list=PLxJhqwPW9M-VlS5Y0E2xr5-mtdsa0nhy-&index=2
Evento: https://www.youtube.com/watch?v=sgMBvNRkn5s&list=PLxJhqwPW9M-VlS5Y0E2xr5-mtdsa0nhy-&index=1